terça-feira, 28 de maio de 2013

sexta-feira, 24 de maio de 2013

25/05 é dia de...


Neste sábado (25), comemora-se o Dia Internacional da África. A data, instituída em 1972 pela ONU para lembrar a luta dos povos do continente por sua independência e emancipação.

terça-feira, 21 de maio de 2013

PESQUISA E AÇÃO!!!!!!!!


Você e seus colegas irão fazer uma pesquisa com o objetivo de conhecer algumas curiosidades sobre as línguas em geral e sobre a Língua Portuguesa. Como resultado dessa pesquisa serão produzidos pequenos textos do tipo "Você sabia?" - que comporão um painel cujo título será Curiosidades da língua.

TRABALHO

A. Pensem em informações que vocês gostariam de ter sobre as línguas em geral ou sobre a Língua Portuguesa. Seguem algumas perguntas que poderão despertar sua curiosidade ou poderão pensar em outras:
  1. Você sabe quantas línguas existem no mundo, além do Português?
  2. Sabe quantos países falam a Língua Portuguesa no mundo?
  3. Sabe que se o português que se fala em todos os países é igual?
  4. Todas as línguas que existem são faladas e escritas?
  5. Sabe se tem língua mais simples que a outra?]
  6. E tem língua melhor e pior?
  7. De onde veio a nossa língua? Qual a sua origem?
  8. No Brasil, há outras línguas além do Português?
  9. O Português que se fala no Brasil é igual em todas as regiões?

B. Cada grupo ficará responsável por uma (1) pergunta. (Ver com a professora)
C. Cada grupo deverá pesquisar o que quer saber e, com as informações selecionadas, produzir um pequeno texto do tipo "Você sabia?". (Em folha de ofício, ilustrar o trabalho).

segunda-feira, 20 de maio de 2013

21/05 - DIA DA LÍNGUA NACIONAL




Dia da Língua Nacional

Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
21 de maio é o dia dedicado a homenagear a língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem?

Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressãofalado ou escrito.

segunda-feira, 13 de maio de 2013



No dia 13 de maio se comemora no Brasil a Abolição da Escravatura. O Dia da Abolição da Escravatura é comemorado no dia 13 de maio porque foi nessa data, em 1888, que foi sancionada a Lei Áurea, a lei que acabou com a escravatura no Brasil. Quem assinou a lei da Abolição da Escravatura foi Dona Isabel, princesa imperial do Brasil.

O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura.

13 de Maio: Movimento Negro faz jornada de lutas contra o racismo


Douglas Belchior, afirma que "a abolição não é completa no Brasil, pois quando o povo negro passou a ter os direitos jurídicos garantidos, na prática tiveram esses direitos negados". Segundo ele, pode-se dizer que hoje o processo de integração do negro à sociedade brasileira é um processo ainda inacabado porque "os negros ainda são as maiores vítimas da violência, recebem menores salários ocupando os mesmos cargos que os brancos, e têm sempre os piores cargos".




quarta-feira, 8 de maio de 2013

CALENDÁRIO DE LEITURA - II UNIDADE

  • 1ª Semana - 07/05 à 13/05 
  • 2ª Semana - 13/05 à 20/05
  • 3ª Semana - 20/05 à 27/05
  • 4ª Semana - 27/05 à 03/06
  • 5ª Semana - 03/06 à 10/06
  • 6ª Semana - 10/06 à 14/06

HORA DA LEITURA


Meus primeiros contos, também da série Literatura em minha casa, é uma antologia de contistas brasileiros, publicada pela Editora Nova Fronteira.
Ao contrário do que acontece em Contos Da Escola, esta obra apresenta grande disparidade entre os autores, ou seja, traz tanto contos de Guimarães Rosa e Machado de Assis – autores consagrados – como de Leo Cunha e Hebe Coimbra – nomes não tão conhecidos na literatura brasileira. Talvez a escolha dos contos se justifique pela qualidade deles, que, independentemente do prestígio de seus autores, são muito interessantes. Vale a pena ressaltar as enormes diferenças entre eles, seja pelo tema, pela extensão da narrativa, pela forma de narrar, pela linguagem ou pela forma como são estruturados.
O primeiro dos seis contos é O sabiá e a girafa. É perceptível a musicalidade que se estabelece no conto pela repetição de consoantes fricativas, que podem aludir ao próprio canto do sabiá: “Mas o sabiá da minha história não sabia avoar. Assobiar ele sabia. Mas, que mais batesse as asas, o sabiá não subia.” O conto, narrado em prosa poética, dá nome ao livro pelo qual Leo Cunha recebeu os prêmios: Bienal Nestlé, Jabuti e Ofélia Fontes – O Melhor para a criança – da FNLIJ em 1994.
A segunda história, Num pacato vilarejo (altamente recomendável pela FNLIJ), escrita por Hebe Coimbra, é construída em forma semelhante a de um poema, apresenta rimas e possui uma linguagem bem humorada.
A seguir o livro traz Fita verde no cabelo de Guimarães Rosa, considerada altamente recomendável pela FNLIJ pela riqueza simbólica, pela singular estrutura narrativa e pela linguagem inovadora – típica das obras do autor.
Chifre em cabeça de cavalo de Luiz Raul Machado, quarto conto da coletânea, recebeu o prêmio Orígenes Lessa – O melhor para o jovem –, da FNLIJ, em 1995. O conto é bastante criativo, faz referência e cita várias outras obras da literatura, tanto brasileira quanto estrangeira, como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes eMemórias de Emília, de Monteiro Lobato.
A história que se segue é Um apólogo, de Machado de Assis. O conto é bastante curto e aborda as relações humanas por meio da personificação de uma agulha, uma linha e um alfinete: “... um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
– Anda, aprende tola. Cansas-te em abrir caminho para ela (a linha) e é ela que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
O último conto é Zoiúdo: o monstrinho que bebia colírio, de Sylvia Orthof. A autora, que já ganhou muitos prêmios com suas peças teatrais, aproxima o leitor por meio da narração em primeira pessoa, além de utilizar da metalinguagem: “Eu estava sentada ali, quando escutei uma voz, que vinha da ameixeira:
– Ei, Sylvia, você escreve uma história sobre mim? Escreve? Você escreve? Creve? Creve? Creve? Ve? Ê?
A palavra ia diminuindo de extensão, mas aumentando de chateação. Quem seria?”
Este trecho também nos permite observar o quanto a linguagem utilizada por Sylvia Orthof é simples e próxima ao cotidiano da criança e do jovem.
Meus primeiros contos, assim como os demais livros da série Literatura em minha casa, oferece rico material para as aulas de língua portuguesa e literatura. Cada conto deste livro, com suas extremas diferenças, é uma oportunidade para trabalhar a leitura deste gênero em sala de aula.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

7 DE MAIO - DIA DO SILÊNCIO


A palavra silêncio segundo o dicionário é derivada do latim silentiu e significa “interrupção de ruído”; “estado de quem se cala ou ou se abstém de falar “; diz ainda a respeito da “privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos etc..”
Nós vivemos em um mundo cheio de ruídos, Em uma época de muita agitação, de poluição sonora, enfim de muito barulho e o silêncio passou a ser algo ameaçador. O som do silêncio, entretanto, é poderoso.
Há muito tempo, desde as primeiras civilizações, o silêncio é um importante elemento cultural, imposto, drasticamente, para salvaguardar seus segredos.
Em quase todas, é representado por uma criança com o dedo sobre os lábios.
Constitui-se uma exceção, o antigo Egito, onde existia um “Deus” do silêncio chamado Harpócrates, com a mesma posição já descrita.
Entre os sacerdotes egípcios, os iniciados assumiam um estado de silêncio total, a fim de se manterem os segredos e incitá-los à meditação.
Buda, em 500 a.C., também valorizava o silêncio como condição para a contemplação.
Dentre os mistérios gregos, encontramos o de Orfeu, que com a magia de seu canto e de sua música, executada numa lira, silenciava a natureza e a tudo magnetizava.
Para os Talhadores de Pedras, o segredo e o silêncio sobre sua arte eram uma questão de sobrevivência, constituindo-se, inclusive, num salvo-conduto.
Realmente, vivemos num mundo agitado, confuso, violento e muito barulhento. Então celebrar um pouco de silêncio é precioso.
Não é fácil aceitar o poder do silêncio, quando o mesmo causa temor.
Contudo, ao colocar o silêncio para trabalhar em seu favor, a pessoa vê o poder de observação mais aguçado e aprende a ler linguagens não verbais.
É necessário arranjar tempo, criar oportunidades para estar para um profunda reflexão sobre a vida a fim de suportar todo esse clima e superar as tensões do mundo moderno.
Pois o silêncio e tão importante quanto a prática da palavra.
Dia 07 de maio, comemora-se o Dia do Silêncio, um momento para refletirmos sua importância nos mais diversos momentos de nossas vidas.
Nas variadas culturas há menções referentes à importância do silêncio.
Que neste Dia do Silêncio possamos saber distinguir os momentos de calar e refletir sobre coisas simples como a reflexão, a paz e a tranquilidade.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO!!!!!

O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga.
A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.




FAMÍLIA...(ESSÊNCIA)...


Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.


E chegou MAIO!!!!!!!!



FLOR DE MAIO





Não quero que me conheçam
Apenas quando eu morrer
Porque então já será tarde
Para alguém me conhecer.

Nem quero que então me estudem
Numa patética obra
Ou nos meus versos procurem
Reconhecer-me de sobra…

Porque eu não sei quem eu sou
Mas sei quem nunca serei
Sei que ninguém aceitou
Que eu seja o que me criei.

Que eu seja como hoje sou
Vivendo sem estar viva
Sendo algo que se criou
Por não ter alternativa.

Eu nunca soube quem sou
Só soube o que me esconderam
E a minha alma buscou
Direitos que lhe não deram

Mas nunca me conheci
E descobri, por acaso
Que flor de Maio nasci
Mas sem direito a ter vaso…

(Felipa Monteverde)